Destaques

UMa LANÇA UM NOVO GUIA

UMa LANÇA UM NOVO GUIA

O Guia do Aluno foi disponibilizado em versão digital a partir do ano letivo 2011|2012. Os motivos para esta alteração aliam a necessidade de contenção orçamental, o fator ambiental e, fundamentalmente, a atratividade pelas Tecnologias de Informação e Comunicação por parte do nosso público-alvo, fruto do seu dinamismo e facilidade de disseminação.

Artigos

2º CicloCiências da Educação - Inovação Pedagógica

2º Ciclo - Ciências da Educação - Inovação Pedagógica

Faculdade: Ciências Sociais

Cód.Curso:
Cód.Instituição: 1300
2 anos curriculares

Diretor de Curso:
Carlos Manuel Nogueira Fino
e-mail: cfino@uma.pt

O mestrado na especialidade de Ciências da Educação, área de especialização de Inovação Pedagógica, da Universidade da Madeira, é um curso que se destina a quem tenha concluído uma licenciatura. É um mestrado que pretende promover a inovação na educação, apontando para o desenho da escola do futuro (a que se contrapõe uma visão da história da educação, enquanto sucessão de paradigmas, e de pensamento pedagógico contemporâneo); que se baseia na natureza ativa da aprendizagem e adota uma perspetiva crítica relativamente à escola; que reflete sobre o software que lhe é impingido; e que recusa a homogeneidade cultural. Inspira-se na tradição europeia dos mestrados em Educação, como os Master Recherche en Education ou o Master of Education em Educational Science e na tradição americana dos Teacher Education Master’s Degree de praticamente todas as Universidades dos EUA, México e Canadá.

Saídas Profissionais

Organizador de contextos de aprendizagem em ambientes formais ou informais; Professor; Orientador de Estágio; Professor Cooperante da Prática Pedagógica.

Habilitações de Acesso

As estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 25 de março, republicado pelo Decreto-lei n.º 107/ 2008, de 25 de junho. Nomeadamente, podem candidatar-se ao acesso a um ciclo de estudos conduncente ao grau de mestre:

a. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área afim do mestrado.

b. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área ou em área afim à do mestrado, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os príncipios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo.

c. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, na área ou em área afim à do mestrado, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do Mestrado a que se candidatam.

d. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Mestrado como atestando a capacidade para realização do ciclo de estudos.

Adicionalmente, para os mestrados que conferem habilitação profissional para o desempenho da atividade docente, é exigido o domínio, oral e escrito, da língua portuguesa, e a satisfação das regras específicas de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre constantes no artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro.

Candidaturas

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA ONLINE

a. 2ª Fase: 31 agosto a 14 de setembro

b. Prazo para entrega dos certificados referidos na alínea (d.) do número 3 e pagamento da candidatura: até 18 de setembro

c. Prova de avaliação do domínio escrito e oral da língua portuguesa (exclusivamente prestada pelos candidatos admitidos a concurso aos mestrados em ensino). Componente escrita: 23 de setembro | Componente Oral: 24 e 25 de setembro

d. Entrevistas (quando existentes): 24 e 25 de setembro

e. Afixação da lista provisória dos alunos colocados no mestrado: até 30 setembro

f. Prazo de reclamação da lista provisória de candidatos colocados nos mestrados: 30 de setembro a 02 de outubro

g. Afixação da lista definitiva de colocação: até 05 de outubro

h. Periodo de matrículas/ inscrições (exclusivamente infoalunos): 05 a 09 de outubro

Documentos a anexar à candidatura (num único ficheiro de formato zip, rar ou pdf):

  1. Cópia do Bilhete de Identidade | Cartão do Cidadão | Passaporte;
  2. Cópia do cartão do número de contribuinte;
  3. Curriculum Vitae;
  4. Cópia dos certificados de conclusão do curso e das unidades curriculares realizadas (que poderão ser entregues pelos candidatos à 1.ª fase até ao dia 10 de julho, e pelos candidatos à 2.ª fase e pelos candidatos à 2.ª fase até ao dia 19 de setembro);
  5. Cópia de outros certificados e/ou declarações comprovativas da experiência profissional que o candidato considere úteis para demonstrar as habilitações e currículo;
  6. Para os candidatos aos mestrados que conferem habilitação profissional para a docência, cópia dos programas das disciplinas realizadas, para que o júri possa contabilizar os créditos de formação na área de docência.

Vagas 2.ª Fase

15

Unidades Curriculares e ECTS

Plano de Estudos - Lista

1º Ano Área Científica Nível F A Período T TP PL TC S E OT ECTS
Correntes Críticas do Currículo  Educação  Intermédio      S1 20.00 10.00 3.00 7.5
Investigação em Educação  Educação  Intermédio      S1 20.00 10.00 3.00 7.5
Scenario Planning em Educação  Educação  Intermédio      S1 20.00 10.00 3.00 7.5
Tecnologia e Pedagogia Construtivista  Educação  Intermédio      S1 20.00 10.00 3.00 7.5
Ambientes Não Formais de Aprendizagem  Educação  Intermédio      S2 20.00 10.00 3.00 7.5
Ambientes Virtuais de Aprendizagem  Educação  Intermédio    Existe/Exists S2 20.00 10.00 3.00 7.5
Paradigmas Educativos  Educação  Intermédio      S2 20.00 10.00 3.00 7.5
Pensamento Pedagógico Contemporâneo  Educação  Intermédio      S2 20.00 10.00 3.00 7.5
2º Ano Área Científica Nível F A Período T TP PL TC S E OT ECTS
Projeto e Dissertação  Educação  Intermédio      A 30.00 30.00 60.0
Site optimizado para Mozilla Firefox 8 e Internet Explorer 9 ou versões superiores