Destaques

UMa LANÇA UM NOVO GUIA

UMa LANÇA UM NOVO GUIA

O Guia do Aluno foi disponibilizado em versão digital a partir do ano letivo 2011|2012. Os motivos para esta alteração aliam a necessidade de contenção orçamental, o fator ambiental e, fundamentalmente, a atratividade pelas Tecnologias de Informação e Comunicação por parte do nosso público-alvo, fruto do seu dinamismo e facilidade de disseminação.

Artigos

2º Ciclo - Ciências da Educação - Educação Sénior

2º Ciclo - Ciências da Educação - Educação Sénior

Centro de Competência: Ciências Sociais

Cód.Curso:
Cód.Instituição: 1300
2 anos curriculares

Diretor de Curso:
Alice Maria Justa Ferreira Mendonça
e-mail: alice@uma.pt

Este mestrado destina-se a quem seja titular de uma licenciatura (em qualquer área) e pretenda obter habilitações e competências profissionais que permitam exercer atividades educativas direcionadas para os cidadãos seniores. Destina-se a formar educadores capazes de projetar, planificar e desenvolver atividades de índole educativa e cultural direcionadas para as especificidades desta faixa etária.
O desenho curricular deste mestrado teve como objetivo propiciar a aquisição de conhecimentos conformes com as características, expetativas, desejos, interesses e problemas típicos da cidadania sénior. Foram integradas disciplinas de Ciências da Educação, Educação pela Arte – História da Arte, Música e Teatro – assim como Desporto e Gerontologia, de modo a facultar aos futuros educadores um conhecimento transversal, que lhes permita desenvolver com profissionalismo cenários de animação cultural.

Saídas Profissionais

Técnico Superior de Educação Sénior (Câmaras, Juntas de Freguesia…)
Organização e gestão de serviços para cidadãos seniores institucionalizados ou não.
Promoção de atividades físicas e culturais de lazer e recreação direcionadas para cidadãos seniores.  Mediação entre as Autarquias e os Centros de Apoio/Acolhimento Sénior.

Habilitações de Acesso

As estabelecidas pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 25 de março, republicado pelo Decreto-lei n.º 107/ 2008, de 25 de junho. Nomeadamente, podem candidatar-se ao acesso a um ciclo de estudos conduncente ao grau de mestre:

a. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal na área afim do mestrado.

b. Titulares de um grau académico superior estrangeiro na área ou em área afim à do mestrado, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os príncipios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este processo.

c. Titulares de um grau académico superior estrangeiro, na área ou em área afim à do mestrado, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico do Mestrado a que se candidatam.

d. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pelo Conselho Científico do Mestrado como atestando a capacidade para realização do ciclo de estudos.

Adicionalmente, para os mestrados que conferem habilitação profissional para o desempenho da atividade docente, é exigido o domínio, oral e escrito, da língua portuguesa, e a satisfação das regras específicas de ingresso nos ciclos de estudos conducentes ao grau de mestre constantes no artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de Fevereiro.

Documentos a anexar à candidatura (num único ficheiro de formato zip, rar ou pdf):

  1. Cópia do Bilhete de Identidade | Cartão do Cidadão | Passaporte;
  2. Cópia do cartão do número de contribuinte;
  3. Curriculum Vitae no formato europass;
  4. Cópia dos certificados de conclusão do curso e das unidades curriculares realizadas (poderão ser entregues até ao dia 21 de setembro);
  5. Cópia de outros certificados que o candidato considere úteis para demonstrar as habilitações e currículo;
  6. Para os candidatos aos mestrados que conferem habilitação profissional para a docência, cópia dos programas das disciplinas realizadas, de forma a que o júri possa contabilizar os créditos de formação na área da docência.

Vagas

Sem novas vagas

+Nota

Funcionamento sujeito à existência de um mínimo de dez inscritos no fim da 3ª fase de inscrições.

Unidades Curriculares e ECTS

Plano de Estudos - Lista

Não indicado.
Site optimizado para Mozilla Firefox 8 e Internet Explorer 9 ou versões superiores